top of page
carlos_01-2048x1365.jpg

Carlos Castanheira

Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (1976-1981). Viveu em Amesterdão, de 1981 a 1990, onde trabalhou como Arquiteto e estudou na Academie Voor Bouwkunst Van Amsterdam. Em 1993 fundou o atelier Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arquitectos Lda. com a Arquiteta Maria Clara Bastai. Trabalhando, sobretudo, no sector privado, foi jurado de concursos, participou em conferências, esteve envolvido na organização de cursos e workshops de formação em Arquitetura, comissariou e organizou exposições, editou e publicou livros e catálogos. Desde estudante que colabora com o Arquiteto Álvaro Siza em diversos projectos em Portugal e, sobretudo, no estrangeiro.

foto JMR 2016.jpg

João Mendes Ribeiro

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1986), onde lecionou entre 1989 e 1991. Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra, em 2009. Professor Associado no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. No mesmo Departamento, entre 1991 e 1998, foi assistente do Professor Arquiteto Fernando Távora. Reconhecido com diversos prémios, a nível nacional e internacional, entre os quais se destacam: Prémio Diogo de Castilho 2003, 2007, 2011, 2017 e 2021; Prémio FAD 2004, 2016 e 2022; Gold Medal for Best Stage Design, Prague Quadrennial 2007; Prémio Enor 2009; Prémio BIAU, Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo 2012 e 2016; RIBA Award for International Excellence 2016; BigMat Award 2017; Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017 e 2021; Prémio Secil de Arquitectura 2020; Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira – PNAM 2021; Prémio João Almada 2022. Em 2007 recebeu o prémio AICA da Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura e em 2006 foi distinguido pela Presidência da República com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Kengo Kuma.jpg

Kengo Kuma

Kengo Kuma nasceu em 1954. Fundou a Kengo Kuma & Associates em 1990. Atualmente, é Professor Universitário e Professor Emérito da Universidade de Tóquio, depois de ter lecionado na Universidade de Keio e na Universidade de Tóquio. Os projetos da KKAA estão atualmente em curso em mais de 50 países. Kengo Kuma propõe uma arquitetura que abre novas relações entre a natureza, a tecnologia e os seres humanos. As suas principais publicações incluem Kengo Kuma Onomatopoeia Architecture Grounding (X-Knowledge), Nihon no Kenchiku (Arquitetura do Japão, Iwanami Shoten), Zen Shigoto (Kengo Kuma - as obras completas, Daiwa Shobo), Ten Sen Men (Plano de Linhas de Ponto, Iwanami Shoten), Makeru Kenchiku (Arquitetura da Derrota, Iwanami Shoten), Shizen na Kenchiku (Arquitetura Natural, Iwanami Shinsho), Chii-sana Kenchiku (Pequena Arquitetura, Iwanami Shinsho) e muitos outros.

Conferência

No contexto do Festival de Arquitetura FORMA, terá lugar no próximo dia 10 de maio, a partir das 15h, um ciclo de conferências no Grande Auditório do Convento de São Francisco, em Coimbra.

Sob o tema “A Madeira na Arquitetura”, estas conferências contam com a participação de três arquitetos de renome internacional: Carlos Castanheira, João Mendes Ribeiro e Kengo Kuma. Através das suas práticas e experiências, serão abordadas diferentes perspetivas sobre o uso da madeira enquanto material construtivo, expressivo e culturalmente significativo na arquitetura contemporânea.

Num momento em que os desafios ambientais exigem soluções cada vez mais conscientes e integradas, a madeira emerge como recurso fundamental para uma arquitetura mais sustentável, renovável e responsável. Esta sessão pretende assim estimular o pensamento crítico e o debate em torno das potencialidades deste material, explorando a sua aplicação em contextos diversos e as suas implicações ecológicas, sociais e estéticas.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição e à lotação do espaço.

bottom of page