top of page
01 PdP DOC mosaico.jpg

Duração dos filmes:

01. Pavilhão de Portugal // 26 minutos e 43 segundos

02. Casa das Histórias // 23 minutos e 22 segundos

03. Casa da Música // 23 minutos e 15 segundos

04. Bar à Margem // 14 minutos e 24 segundos

05. Terminal de Cruzeiros // 31 minutos e 25 segundos

Debate “Portugal dos Pequenitos”

Programa:

- ‘The Non-Story – Um Passeio pelo Porto com Beka & Lemoine’ (2024), 13´

- ‘Jardim Portugal dos Pequenitos - Um Parque de Arquitetura Revisitado’ (teaser), 7´

- Debate com Ângela Maurice, Paula Mota Santos, moderação de Eduardo Costa Pinto e Frederico Vital Soares

Biografias dos Oradores:

ÂNGELA_MAURICE

Ângela Maurice

Nascida em São Paulo, Brasil, viveu no Rio de Janeiro até aos 7 anos, antes de passar por África e chegar a Portugal aos 10 anos. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa, interrompendo o curso por um ano para trabalhar como Copywriter na BBDO Portugal. Estagiou no atelier do professor José Maria Assis e, depois, estudou Mixed Media na School of Visual Arts em Nova Iorque. Fundou o Angela Maurice Studio, no Bairro Alto, para remodelações de casas. Com o tempo, expandiu para consultoria em escritórios e projetos de maior escala, como o Parque Portugal dos Pequenitos em Coimbra, com a Placemakers. Trabalhou com a Fundação Bissaya Barreto e, em 2018, obteve um certificado em International Real Estate Strategies na Harvard Graduate School of Design. Iniciou colaboração com o Bureau of Overseas Building Operations nos EUA e, em 2020, liderou o projeto de renovação do Beato, premiado internacionalmente. Apaixonada por arte, foca sua pesquisa em Site-specific Art e Arquitetura.

PAULA_SANTOS

Paula Mota Santos

Doutorou-se em Antropologia na UCL- University College London (Reino Unido). É Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa, Porto, e Investigadora Associada do CAPP - Centro de Administração e Políticas Públicas, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É membro fundador do Council on Heritage and the Anthropology of Tourism da American Anthropological Association. A sua tese de doutoramento debruçou-se sobre o Centro Histórico do Porto como espaço identitário e turístico. A sua pesquisa centra-se na relação entre identidade social e espaço e o papel dos sistemas representacionais nessa relação. Tem investigado e publicado sobre imigração, sistemas urbanos e minorias, turismo, património e práticas museológicas. Interessa-se também por fotografia anónima e documentarismo. Tem um interesse particular pelo Portugal dos Pequenitos e suas dinâmicas do presente enquanto espaço turístico e identitário, tendo publicado internacionalmente sobre o mesmo (artigos e capítulos de livros).

EDUARDO_COSTA

Eduardo Costa Pinto

Nascido em Lisboa, em 1981, iniciou os seus estudos superiores em Engenharia do Ambiente, pela Universidade Técnica de Lisboa. É licenciado em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa. Desde 2007, trabalhou em vários ateliers de Arquitetura e Arquitetura Paisagista em Portugal e em Itália, designadamente, Margem - Arquitetura Paisagista, D-RECTA Urban Managment, Promontorio Arquitetos, PROAP Italia, e Campos Costa Arquitetos. Desde 2016, com Frederico Vital Soares e o atelier GETOUT Arquitetura Paisagista, desenvolve estudos e projetos de arquitetura paisagista, incluindo o projeto do Jardim Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Paralelamente, é autor/ coautor dos seguintes projetos artísticos/ de investigação: projeto "Sete Círculos/ Seven Circles"; projeto "N2 - O Mapeamento da Infraestrutura da Paisagem"; ou o programa "Árvores sem Raízes", para a Rádio Antecâmara. Com o Centro de Arquitetura de Milão (ACMA) e a Faculdade de Engenharia e Arquitetura de Cagliari tem participado desde 2009, na qualidade de tutor e professor, em vários seminários em Portugal e Itália, fazendo parte desde 2020 do grupo de docentes do Master in Architettura del Paesaggio desenvolvido por esta Instituição. Em 2023, com Adriana Hestnes Ferreira e Frederico Vital Soares fundou a Associação Cultural Casa de Albarraque.

FREDERICO_VITAL

Frederico Vital Soares

Nascido em Lisboa, 1974, estudou Engenharia do Ambiente, pelo Instituto Superior Técnico e é licenciado em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Foi ativista pela defesa dos oceanos no ‘Earth and Island Institute’, entre1998 e 2000. Entre 2005 e 2007, colaborou na Topiáris e entre 2007 e 2009 na ABAP, destacandose a boa escola. Em 2009 torna-se socio do atelier de arquitetura paisagista A17. Fundou a GETOUT em 2011, onde desenvolve a sua actividade profissional. Interessa-se pelas boas práticas, tendo completado no mesmo ano os cursos de Produção Biológica promovidos pela Direção Geral de Agricultura e outro pela Agrobio. Em 2012 completou a formação pelo Instituto de Permacultura de Sintra. Paralelamente, é autor / coautor de projetos de participação cívica como ‘’100 anos 100 árvores’’, com o alto patrocínio do Presidência da República. Fundou em 2023, com Adriana Hestnes Ferreira e Eduardo Costa Pinto, a Associação Cultural Casa de Albarraque, desenvolvendo trabalho e investigação noutros territórios artísticos.

Arquiteturas Film Festival

O Arquiteturas Film Festival é uma plataforma para a discussão e disseminação da arquitetura, através de filmes, instalações, debates e passeios, organizado pelo INSTITUTO. Apresenta um programa com quatro secções: Oficial, Instituição Convidada, Experimental e Especial Portugal.

A 12ª edição do festival, com o tema “Na Fronteira”, explora como as fronteiras, tanto físicas como simbólicas, moldam os ambientes construídos e os territórios, influenciando a vida quotidiana, as identidades individuais e coletivas, e as dinâmicas sociais. Decorre entre 25 e 28 de junho de 2025, em vários locais da cidade do Porto, incluindo Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, Canal 180, Circo de Ideias e INSTITUTO.

O Festival de Arquitetura FORMA integra na sua programação a exibição da minissérie documental “Jardim Portugal dos Pequenitos – Um Parque de Arquitetura Revisitado”, com sessões especiais de cinema que terão lugar ao longo da semana do festival.

As sessões e debate "Portugal dos Pequenitos" têm a curadoria do INSTITUTO (organizador do Arquiteturas Film Festival).

Esta série, realizada por Bruno Ramos, acompanha o projeto de reabilitação e expansão do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, e constitui uma plataforma de reflexão sobre obras contemporâneas da arquitetura portuguesa. Através da revisitação de projetos emblemáticos — como o Pavilhão de Portugal, a Casa das Histórias Paula Rego, a Casa da Música, entre outros —, os episódios dão voz aos seus autores e exploram o processo criativo e a transposição destas obras para uma escala reduzida.

As sessões são promovidas pela Associação Cultural Casa de Albarraque, em coprodução com a Fundação Bissaya Barreto, com o apoio da Direção-Geral das Artes – Ministério da Cultura.

Os documentários irão estar em apresentação no Auditório do Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha durante o Festival, com sessões de manhã e de tarde. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Documentários

bottom of page