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FORMA de VER

O Concurso de Fotografia de Arquitetura – "A Madeira na Arquitetura" tem como propósito destacar a importância deste material no campo arquitetónico, evidenciando a sua estética, funcionalidade e sustentabilidade ao longo do tempo. Desde a antiguidade, a madeira tem sido um dos elementos fundamentais na construção, aplicada em portas, janelas, vigas, asnas e estruturas de suporte, marcando o desenvolvimento da arquitetura em diversas culturas.

Hoje, a madeira assume um papel ainda mais abrangente, sendo utilizada não apenas em estruturas, mas também em revestimentos, mobiliário e componentes decorativos, integrando-se de forma harmoniosa tanto em projetos tradicionais como em soluções contemporâneas e inovadoras. O concurso desafia os participantes a explorar essa versatilidade através da fotografia, captando a riqueza e a diversidade do uso da madeira na arquitetura e promovendo um olhar atento sobre as suas múltiplas aplicações.

  • 1. OBJETIVO DO CONCURSO 

    O Concurso de Fotografia de Arquitetura – "A Madeira na Arquitetura" tem como propósito destacar a importância deste material no campo arquitetónico, evidenciando a sua estética, funcionalidade e sustentabilidade ao longo do tempo. Desde a antiguidade, a madeira tem sido um dos elementos fundamentais na construção, aplicada em portas, janelas, vigas, asnas e estruturas de suporte, marcando o desenvolvimento da arquitetura em diversas culturas. 

    Hoje, a madeira assume um papel ainda mais abrangente, sendo utilizada não apenas em estruturas, mas também em revestimentos, mobiliário e componentes decorativos, integrando-se de forma harmoniosa tanto em projetos tradicionais como em soluções contemporâneas e inovadoras. O concurso desafia os participantes a explorar essa versatilidade através da fotografia, captando a riqueza e a diversidade do uso da madeira na arquitetura e promovendo um olhar atento sobre as suas múltiplas aplicações. 

     

    2. PARTICIPAÇÃO 

    2.1. O concurso é aberto a todas as pessoas a partir dos 18 anos. 

    2.2. Cada participante poderá submeter até 5 fotografias diferentes, originais e inéditas, desde que não tenham sido premiadas em outros concursos. 

    2.3. Não serão aceites inscrições de membros do júri ou seus familiares diretos. 

     

    3. INSCRIÇÕES 

    3.1. A inscrição é gratuita e será realizada online através do formulário disponível no site oficial do festival. 

    3.2. O período para submissão das fotografias será de dia 25 de março até ao dia 25 de abril . 

    3.3. O participante deve fornecer os seguintes dados no ato da inscrição: 

    • Nome completo 

    • Data de nascimento 

    • E-mail e telefone para contato 

    • Título da obra 

    3.4. A submissão deve incluir até 5 fotografias em formato digital (JPEG ou PNG) com resolução mínima de 300 DPI e uma pequena memória descritiva e justificativa em formato PDF. 

     

    4. REQUISITOS DA FOTOGRAFIA 

    4.1. A fotografia deve respeitar o tema "A Madeira na Arquitetura". 

    4.2. O formato da fotografia é livre, podendo ser horizontal ou vertical 

    4.3. São permitidas apenas edições básicas, como ajustes de contraste, brilho, nitidez e correção de cores. Não é permitida manipulação que altere a cena original, incluindo remoção ou adição de elementos. 

    4.4. Imagens geradas total ou parcialmente por inteligência artificial não serão aceites e resultarão na desclassificação do participante. 

    4.5. Fotografias com conteúdo impróprio, ofensivo ou que violem direitos autorais serão automaticamente desqualificadas. 

     

    5. DIREITOS AUTORAIS E USO DAS FOTOGRAFIAS 

    5.1. Os direitos autorais das fotografias permanecem sempre com os fotógrafos. No entanto, ao submeter as imagens, os participantes concedem à organização do concurso um direito de uso não exclusivo, sem fins lucrativos, para fins de divulgação, exposição e promoção do concurso e suas edições futuras. Qualquer outra utilização deverá ser negociada diretamente com o autor. 

     

    6. EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO 

    6.1. As fotografias selecionadas serão exibidas durante o festival em uma exposição aberta ao público. 

    6.2. O nome do vencedor será anunciado durante o evento de encerramento do festival. 

    6.3. Os autores das fotografias selecionadas como finalistas concordam em ceder os direitos de exibição ao festival para fins de divulgação, quer por meios impressos e/ou digitais, tais como redes sociais, site oficial, etc, mantendo a titularidade da obra.

     

    7. PRÉMIO 

    7.1. O vencedor receberá um i-Pad de 11 polegadas + 1 Drone DJI Mini 4K . 

    7.2. O prémio será entregue no evento de encerramento do festival dia 17 de maio. 

    7.3. Não haverá divisão ou substituição do prémio. 

     

    8. JÚRI 

    8.1. O júri será composto por três elementos, especialistas nas áreas de fotografia e arquitetura. 

    8.2. As decisões do júri são soberanas e inapeláveis. 

    8.3. Os critérios de avaliação incluirão: 

    • Criatividade e originalidade 

    • Adequação ao tema 

    • Qualidade técnica da fotografia 

    • Impacto visual 

     

    9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

    9.1. Relevância ao Tema: A fotografia deve refletir de forma clara e criativa o papel da madeira na arquitetura, alinhando-se ao tema proposto. 

    9.2. Criatividade e Originalidade: A obra será avaliada pela inovação no enquadramento, abordagem ou interpretação artística do uso da madeira em projetos arquitetônicos. 

    9.3. Impacto Visual: Será considerado o efeito emocional e estético da imagem, incluindo sua capacidade de captar a atenção do espectador e transmitir a importância da madeira na construção. 

    9.4. Qualidade Técnica: Fatores como foco, composição, iluminação e edição serão analisados para garantir que a fotografia demonstre habilidade técnica e profissionalismo. 

    9.5. Harmonia entre Arquitetura e Natureza: A relação entre a madeira e seu contexto arquitetônico e ambiental será valorizada, destacando sua integração com o espaço e os elementos ao redor. 

     

    10. DISPOSIÇÕES GERAIS 

    10.1. Ao inscrever-se, o participante declara que leu e concorda com o presente regulamento. 

    10.2. Os organizadores reservam-se o direito de alterar datas ou condições do concurso, se necessário, comprometendo-se a informar os participantes com antecedência. 

    10.3. Dúvidas e informações adicionais poderão ser solicitadas através do e-mail oficial do festival: [info@if-ideasforward.pt]. 

     

    11. CLÁUSULA DE RESPONSABILIDADE 

    11.1. A organização do concurso não se responsabiliza por situações de plágio, uso indevido de obras de terceiros ou quaisquer violações de direitos autorais relacionadas às fotografias submetidas. 

    11.2. Toda a responsabilidade pelo conteúdo das imagens é exclusiva dos participantes, que ao inscreverem-se no concurso declaram serem os autores das fotografias enviadas e garantem que não infringem direitos de terceiros. 

    11.3. Em caso de disputa legal, o participante será o único responsável pelas implicações decorrentes. 

     

    12. ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO 

    12.1. A inscrição no concurso implica a aceitação total dos termos deste regulamento. 

  • O júri será composto pelos seguintes elementos: 

     - Ivo Tavares, fotógrafo de arquitetura;

     - Nuno Almendra, fotógrafo de arquitetura;

     - Laura Deus, fotógrafa de arquitetura.

    O Júri do concurso é soberano na apreciação e avaliação das propostas apresentadas, deliberando de acordo com os critérios estabelecidos no presente regulamento. As decisões do Júri são definitivas e vinculativas, não sendo passíveis de recurso, impugnação ou qualquer outro meio de contestação, salvo nos casos expressamente previstos na legislação aplicável.

  • Patrocinadores

    Parceiros Estratégicos

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  • 1. OBJETIVO DO CONCURSO 

    O Concurso de Fotografia de Arquitetura – "A Madeira na Arquitetura" tem como propósito destacar a importância deste material no campo arquitetónico, evidenciando a sua estética, funcionalidade e sustentabilidade ao longo do tempo. Desde a antiguidade, a madeira tem sido um dos elementos fundamentais na construção, aplicada em portas, janelas, vigas, asnas e estruturas de suporte, marcando o desenvolvimento da arquitetura em diversas culturas. 

    Hoje, a madeira assume um papel ainda mais abrangente, sendo utilizada não apenas em estruturas, mas também em revestimentos, mobiliário e componentes decorativos, integrando-se de forma harmoniosa tanto em projetos tradicionais como em soluções contemporâneas e inovadoras. O concurso desafia os participantes a explorar essa versatilidade através da fotografia, captando a riqueza e a diversidade do uso da madeira na arquitetura e promovendo um olhar atento sobre as suas múltiplas aplicações. 

     

    2. PARTICIPAÇÃO 

    2.1. O concurso é aberto a todas as pessoas a partir dos 18 anos. 

    2.2. Cada participante poderá submeter até 5 fotografias diferentes, originais e inéditas, desde que não tenham sido premiadas em outros concursos. 

    2.3. Não serão aceites inscrições de membros do júri ou seus familiares diretos. 

     

    3. INSCRIÇÕES 

    3.1. A inscrição é gratuita e será realizada online através do formulário disponível no site oficial do festival. 

    3.2. O período para submissão das fotografias será de dia 25 de março até ao dia 25 de abril . 

    3.3. O participante deve fornecer os seguintes dados no ato da inscrição: 

    • Nome completo 

    • Data de nascimento 

    • E-mail e telefone para contato 

    • Título da obra 

    3.4. A submissão deve incluir até 5 fotografias em formato digital (JPEG ou PNG) com resolução mínima de 300 DPI e uma pequena memória descritiva e justificativa em formato PDF. 

     

    4. REQUISITOS DA FOTOGRAFIA 

    4.1. A fotografia deve respeitar o tema "A Madeira na Arquitetura". 

    4.2. O formato da fotografia é livre, podendo ser horizontal ou vertical 

    4.3. São permitidas apenas edições básicas, como ajustes de contraste, brilho, nitidez e correção de cores. Não é permitida manipulação que altere a cena original, incluindo remoção ou adição de elementos. 

    4.4. Imagens geradas total ou parcialmente por inteligência artificial não serão aceites e resultarão na desclassificação do participante. 

    4.5. Fotografias com conteúdo impróprio, ofensivo ou que violem direitos autorais serão automaticamente desqualificadas. 

     

    5. DIREITOS AUTORAIS E USO DAS FOTOGRAFIAS 

    5.1. Os direitos autorais das fotografias permanecem sempre com os fotógrafos. No entanto, ao submeter as imagens, os participantes concedem à organização do concurso um direito de uso não exclusivo, sem fins lucrativos, para fins de divulgação, exposição e promoção do concurso e suas edições futuras. Qualquer outra utilização deverá ser negociada diretamente com o autor. 

     

    6. EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO 

    6.1. As fotografias selecionadas serão exibidas durante o festival em uma exposição aberta ao público. 

    6.2. O nome do vencedor será anunciado durante o evento de encerramento do festival. 

    6.3. O autor da fotografia vencedora concorda em ceder os direitos de exibição ao festival para fins de divulgação, mantendo a titularidade da obra. 

     

    7. PRÉMIO 

    7.1. O vencedor receberá um i-Pad de 11 polegadas + 1 Drone DJI Mini 4K . 

    7.2. O prémio será entregue no evento de encerramento do festival dia 17 de maio. 

    7.3. Não haverá divisão ou substituição do prémio. 

     

    8. JÚRI 

    8.1. O júri será composto por três elementos, especialistas nas áreas de fotografia e arquitetura. 

    8.2. As decisões do júri são soberanas e inapeláveis. 

    8.3. Os critérios de avaliação incluirão: 

    • Criatividade e originalidade 

    • Adequação ao tema 

    • Qualidade técnica da fotografia 

    • Impacto visual 

     

    9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

    9.1. Relevância ao Tema: A fotografia deve refletir de forma clara e criativa o papel da madeira na arquitetura, alinhando-se ao tema proposto. 

    9.2. Criatividade e Originalidade: A obra será avaliada pela inovação no enquadramento, abordagem ou interpretação artística do uso da madeira em projetos arquitetônicos. 

    9.3. Impacto Visual: Será considerado o efeito emocional e estético da imagem, incluindo sua capacidade de captar a atenção do espectador e transmitir a importância da madeira na construção. 

    9.4. Qualidade Técnica: Fatores como foco, composição, iluminação e edição serão analisados para garantir que a fotografia demonstre habilidade técnica e profissionalismo. 

    9.5. Harmonia entre Arquitetura e Natureza: A relação entre a madeira e seu contexto arquitetônico e ambiental será valorizada, destacando sua integração com o espaço e os elementos ao redor. 

     

    10. DISPOSIÇÕES GERAIS 

    10.1. Ao inscrever-se, o participante declara que leu e concorda com o presente regulamento. 

    10.2. Os organizadores reservam-se o direito de alterar datas ou condições do concurso, se necessário, comprometendo-se a informar os participantes com antecedência. 

    10.3. Dúvidas e informações adicionais poderão ser solicitadas através do e-mail oficial do festival: [info@if-ideasforward.pt]. 

     

    11. CLÁUSULA DE RESPONSABILIDADE 

    11.1. A organização do concurso não se responsabiliza por situações de plágio, uso indevido de obras de terceiros ou quaisquer violações de direitos autorais relacionadas às fotografias submetidas. 

    11.2. Toda a responsabilidade pelo conteúdo das imagens é exclusiva dos participantes, que ao inscreverem-se no concurso declaram serem os autores das fotografias enviadas e garantem que não infringem direitos de terceiros. 

    11.3. Em caso de disputa legal, o participante será o único responsável pelas implicações decorrentes. 

     

    12. ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO 

    12.1. A inscrição no concurso implica a aceitação total dos termos deste regulamento. 

  • O júri será composto pelos seguintes elementos: 

     - Ivo Tavares, fotógrafo de arquitetura;

     - Nuno Almendra, fotógrafo de arquitetura;

     - Laura Deus, fotografa de arquitetura.

    O Júri do concurso é soberano na apreciação e avaliação das propostas apresentadas, deliberando de acordo com os critérios estabelecidos no presente regulamento. As decisões do Júri são definitivas e vinculativas, não sendo passíveis de recurso, impugnação ou qualquer outro meio de contestação, salvo nos casos expressamente previstos na legislação aplicável.

  • Submissão de proposta disponível somente em versão Desktop.

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  • 1 - Nos Termos de Referência via site da internet, bem como através da descarga das bases do concurso, a indicação do painel para submissão da proposta está no formato A2 vertical. No entanto, no separador para submissão da proposta no site/plataforma, a indicação está em A1 vertical. Deverá ser submetido A2, A1, ou os dois formatos de painel? 

    Deverá ser submetido 1 (um) Painel DIN A2 em PDF ou JPEG com resolução de 300 dpi e não superior a 10Mb, orientação vertical, como referido nos Termos e Referência do concurso no seu ponto 8. Tratou-se de um lapso que já se encontra corrigido. 

    2 - Relativamente às quantidades da "Estrutura em Madeira de Criptoméria da Madeiras Sardinha", e especificamente às 80 unidades indicadas de 300mm x 100mm x 50mm. Confirma-se que são 300mm na primeira medida referida, ou 3000mm? 

    Deverá considerar 30

    00mm, tratou-se de um lapso de escrita. 

     

    3 - Da quantidade de "Placas VIROC e Valchromat da Investwood, até 350m2"referidas, existe uma listagem da quantidade e dimensões específicas de "Placas VIROC Black/Cinza - esp. até 22mm", e "Placas VIROC Coloridas - esp. 12mm" disponíveis para utilização, ou poderá ser definido pelo concorrente até ao limite dos 350m2? 

    Deverá ser definido pelo concorrente, nunca ultrapassando esse valor no somatório total. 

     

    4 - Na submissão da proposta, poderão ser entregues até máximo 5 imagens que não constem no painel, ou deverão ser elementos que já constem no painel ou na memória descritiva, apresentados no seu formato original? 

    Ficará ao critério do concorrente usar esta possibilidade da forma que entender, no entanto vemos esse espaço como uma oportunidade de poder acrescentar informação.  

     

    5 - Na memória descritiva poderão ser apresentadas imagens de referência, esquemas, etc., em conjunto com o texto no máximo de 2 páginas, ou deverá ser apenas texto? 

    Fica ao critério do concorrente poder acrescentar essa informação da forma que entender, sabendo sempre que terá de ter um texto que complemente o projeto e o explique. 

     

    6 - As duas páginas máximo referidas para a memória descritiva deverão ser formato A4 vertical standard ou outro? 

    Deverão ser em formato A4 vertical e em PDF.

     

    7 - Visto o concurso não ser anónimo, deverá constar alguma indicação da equipa concorrente, título do concurso, ou outro tipo de identificação no painel e restantes peças de entrega, ou deverão ser entregues sem qualquer identificação? 

    Fica ao critério de cada participante a informação constante do painel. A identificação de cada um é gerida pela organização através do formulário de inscrição. 

     

    8 - No site/plataforma para submissão existe apenas um campo para "Mapa de quantidades". É possível submissão de um ficheiro ZIP com as especificações, quantificação e planificação dos materiais referidos conforme Termos de Referência, Ponto 8, onde se inclua ficheiros PDF, Excel, Peças Desenhadas de Planificação, etc., ou preferem apenas um único ficheiro em formato PDF por exemplo, com toda a informação? 

    Deverá ser entregue em formato PDF com a demonstração clara da distribuição das quantidades. Em sede de projeto de execução será solicitado em formato editável. 

     

    9 - Existe especificação para tamanho máximo para os ficheiros "Memória descritiva" e "Mapa de quantidades" aquando da submissão no site/plataforma, e respetivos formatos pretendidos? 

    Sim, por lapso não foram descritos nos Termos de Referência nem formulário de submissão. Será de 2Mb cada ficheiro. 

     

    10 - Qual o local de ligação e respetiva potência disponível para abastecimento elétrico da iluminação geral e equipamentos de vídeo, som, etc., a fornecer pela organização? 

    O local de ligação fica ao critério do concorrente dentro da área de intervenção sendo que esteja previsto pelo Município de Coimbra uma ligação vinda do lado sul (túnel que atravessa a Av. Inês de Castro). A potência será a necessária e calculada em fase de execução. 

     

    11 - Serão valorizadas soluções de produção autónoma de energia para o pavilhão, na perspectiva dos objetivos construtivos, funcionais, e sociais do pavilhão e da sua arquitetura? 

    Não se aplica este tipo de solução uma vez que se pretende uma construção simples, económica e de rápida execução.  

     

    12 - Existe listagem das características dos equipamentos de luz, som, e vídeo a fornecer pela organização? 

    Não, apenas existem os catálogos da EFAPEL a serem considerados para o estudo de “projeto elétrico”, tomadas, interruptores e pontos de luz. 

     

    13 - Para bancos individuais móveis ou fixos, e balcão para informações, será valorizada a utilização dos materiais disponibilizados para a construção, ou deverão ser considerados elementos autónomos e outro tipo de materiais? 

    Não, apenas devem considerar os materiais disponibilizados e sempre dentro da quantidades descritas no ponto 6. dos Termos de Referência.

     

    14 - Para a solução de concha acústica e solução de obscurecimento total ou parcial da área para apresentações e concertos, será valorizada a utilização dos materiais disponibilizados para a construção, ou deverão/poderão ser utilizados outro tipo de materiais? 

    Não, apenas devem considerar os materiais disponibilizados e sempre dentro da quantidades descritas no ponto 6. dos Termos de Referência.

     

    15 - Tendo em conta a simplificação construtiva referida no Ponto 7 dos Termos de Referência, serão valorizadas propostas com utilização mínima dos materiais disponíveis, para além do "...número mínimo de cortes das placas VIROC..."? 

    Não, apenas serão valorizadas propostas com o número mínimo de cortes por uma questão da gestão do tempo de montagem (3 dias), em relação â quantidade poderão usar a que fizer sentido no projeto. 

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