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FORMA Pavilion

O concurso de conceção para a construção de uma instalação efêmera, o FORMA PAVILION é organizado pela IF, Produtora Cultural em Arquitetura, e tem como função principal a promoção do debate necessário à evolução da arquitetura e da importância do papel dos arquitetos e das equipas interdisciplinares que atuam no território e constroem a paisagem.

  • 1. INTRODUÇÃO E CONTEXTO 

    O concurso de conceção para a construção de uma instalação efêmera, o FORMA PAVILION tem como função principal a promoção do debate necessário à evolução da arquitetura e da importância do papel dos arquitetos e das equipas interdisciplinares que atuam no território e constroem a paisagem.

    Servirá igualmente como suporte a outros eventos culturais relacionados com a arquitetura.

    Tendo como palco a cidade de Coimbra, a proposta vencedora ficará localizada em Coimbra, na praça dos Jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, incentivando o seu uso comunitário.

     

     

     

     

     

     

    ÁREA DE INTERVENÇÃO - FONTE: GOOGLEMAPS

     

    2. OBJETIVO DO CONCURSO 

    Nesta edição o tema a debate é a utilização da madeira na construção como um material sustentável e saudável e tem objetivo iniciar novos formatos de educação em arquitetura onde a sociedade é convidada a participar de diversas formas. 

    Conceber uma instalação efêmera que acolha diferentes atividades culturais e sociais, tais como exposições, apresentações de trabalhos, exibições de filmes e concertos de música. 

    Propor a criação de um espaço temporário multiusos para acolher eventos entre 10 e 17 de maio de 2025. 

    Pretende-se uma intervenção alargada que reinterprete o seu entorno através de um exercício de design, potenciando o uso comunitário e melhorando a experiência do espaço público. 

    Está prevista a possibilidade de relocalização futura da instalação a definir pelo Município de Coimbra, pelo que a estrutura a montar deverá estar apoiada no pavimento, sem qualquer tipo de fixação ao solo.

     

    3. CONCORRENTES E EQUIPA PROJETISTA

    Podem apresentar propostas de conceção pessoas singulares ou coletivas, ou grupo de projetistas em associação. 

    Cada Concorrente deve formar uma equipa projetista cujo coordenador tem de ter as habilitações de acordo com a Lei n.º 31/2009, de 3 de julho, alterada pela Lei n.º 40/2015, de 1 de junho. Estejam inscritos como membros efetivos da Ordem dos Arquitectos ou organismos equivalentes no país de origem.

    A equipa projetista formada pelo Concorrente deve ainda integrar, no mínimo, e para além do coordenador do projeto, os projetistas das especialidades necessárias à verificação da Estabilidade e Instalações Elétricas.

     

    4. IMPEDIMENTOS 

    Não podem ser concorrentes ou integrar qualquer agrupamento, pessoas singulares ou coletivas que tenham uma relação direta com algum membro do júri.

     

    5. PROGRAMA 

    A proposta para o FORMA PAVILION não tem de ser necessariamente um espaço fechado e deverá acolher múltiplos eventos, tais como debates, aulas abertas, apresentações musicais e sessões de cinema e contemplar os seguintes requisitos. 

     

    • Área de implantação máxima = 75,00 m² 

    • Altura máxima = 3,50 m 

    • Equipamento de Som e luz – a fornecer pela organização 

    • Projetor vídeo – a fornecer pela organização

    • Palco com 5,00m x 3,00m, no mínimo, e solução para uma concha acústica

    • Área para apresentações e concertos com solução para obscurecer total ou parcialmente

    • Bancos individuais móveis/fixos

    • Zona de arrumos = 6 m² mín.

    • Balcão para informações 

    • Iluminação geral

    • Área para suporte de 20 painéis em PVC, A2 vertical (exposição das propostas a concurso)

     

    6. MATERIAL DISPONÍVEL A UTILIZAR

    A proposta deverá explorar a forma de combinar os materiais derivados de madeira como o VIROC (compósito) a VALCHROMAT e elementos de madeira serrada (natural), e deverá cumprir os seguintes requisitos e a utilização dos seguintes materiais disponíveis para a sua concretização: 

     

    1. Placas VIROC e Valchromat da Investwood, até 350m2 

    Placas VIROC Black/Cinza – esp. até 22mm 

    Placas VIROC Coloridas – esp. 12mm 

    Catálogo Viroc

    Placas Valchromat – todas as medidas disponíveis. Estas placas não estão preparadas para serem usadas no exterior. 

    Catálogo Valchromat  

     

    1. Estrutura em Madeira de Criptoméria da Madeiras Sardinha 

    150 un - 2500mm x 100mm x 50mm 

    80 un - 300mm x 100mm x 50mm 

    45 un - 3500mm x 150mm x 50mm 

    20 m2 – Forro em réguas com 2600mm x 115mm x 20mm (área mínima a utilizar)

     

    1. Ferragens da Rothoblaas

    Parafusos: Catálogos - Rothoblaas

    Chapas e conectores: Catálogos - Rothoblaas

     

    Biblioteca BIM: BIM/CAD

    Detalhes construtivos CAD: Detalhes de Construção

     

    1. Aparelhagens e equipamentos da EFAPEL

    Catálogo GERAL

     

    7. CRITÉRIOS 

    Na avaliação das propostas serão valorizados os seguintes critérios: 

    Originalidade: Inovação do design no uso dos materiais disponíveis. A qualidade estética e a sua relação com a envolvente do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha e a paisagem urbana da cidade. 

    Impacto e relevância social: Potencial da intervenção de gerar o uso comunitário e melhorar a experiência do espaço público. Deve ser pensada para um uso híbrido, incentivando a interação entre os ambientes.  

    Versatilidade: Capacidade de transformar o ambiente com soluções flexíveis e com a possibilidade de adaptação aos vários usos previstos no programa. Pretende-se que a solução permita o uso tanto do interior quanto do exterior, promovendo uma relação fluida entre os dois espaços. 

    Viabilidade / Reutilização: Estão previstos 3 a 4 dias para a montagem da instalação. A simplificação construtiva é fundamental onde o número mínimo de cortes das placas VIROC será valorizado. Deverá ser prevista a possibilidade de "reciclagem-reutilização-redução” com objetivos de otimização. As propostas devem apresentar soluções de fácil montagem e desmontagem, com potencial para reutilização futura.

     

    8. SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

    Formato: 1 (um) Painel DIN A2 em PDF ou JPEG com resolução de 300 dpi e não superior a 10Mb, orientação vertical.

    O painel incluirá todas as informações necessárias para a definição adequada e entendimento da proposta e incluir a pormenorização construtiva. Serão aceites infografias, perspetivas ou qualquer expressão gráfica que defina a intervenção. 

    Memória descritiva (máximo de 2 páginas em PDF). 

    Especificação, quantificação em m2 e planificação do uso das placas Viroc/Valchromat. 

    Quantificação em m2 e planificação do uso das réguas de madeira criptoméria.

    Quantificação em metros lineares da estrutura de madeira criptoméria.

    Toda a documentação, tanto gráfica como escrita deverá ser apresentada em Português. 

    A proposta deverá ser apresentada em formato digital através do separador "Submeter Proposta".

    9. JÚRI 

    O júri será composto pelos seguintes elementos: 

    Hugo Merino Ferraz, arqt. Diretor da IF 

    Pedro Hébil, arqt. Produtor da IF 

    Marta Moreira, arqta. Produtora na IF

    Guilherme Machado Vaz arqt. Docente dARQ - Universidade Coimbra 

    Ricardo Braz, engº. General Manager da Rothoblaas Portugal

     

    10. PRÉMIOS

    1º lugar: 2.500€ + construção da instalação + Estadia para 2 pessoas durante a construção + destaque nas redes sociais + exposição no FORMA PAVILION. 

    2º e 3º lugares: Certificado de mérito + divulgação nas redes sociais, exposição no FORMA PAVILION. Menções honrosas até 17: Exposição no FORMA PAVILION + divulgação nas redes sociais.

    Os prémios serão pagos pela Organização no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de notificação da decisão de seleção do trabalho de conceção, contraentrega de recibo, fatura ou declaração de quitação.

     

    11. CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O FORMA PAVILION deverá ser um ícone marcante para a cidade, assumindo-se como uma referência visual e cultural que enriqueça o espaço público e reforce a identidade local. Para além de contribuir para a valorização cultural e social da área envolvente, esta estrutura deverá captar a atenção de residentes e visitantes, tornando-se um elemento distintivo no cenário urbano.

    Com um propósito para além do impacto estético, a instalação visa também despertar a atenção do cidadão comum para o tema da arquitetura e para a sua importância na construção de uma sociedade mais consciente e integrada. Através da sua presença e simbolismo, pretende-se incentivar a reflexão sobre o papel do espaço construído no quotidiano e na qualidade de vida das pessoas.

    Embora a produção e montagem da instalação sejam da responsabilidade do parceiro da Organização, é imprescindível que a equipa vencedora esteja presente durante os dias de montagem, garantindo que a visão original do projeto seja respeitada e assegurando a sua correta implementação.

    A empresa IDEAWOOD, parceiro da Organização, será a responsável ​​pela execução e construção da proposta vencedora em coordenação com a equipa selecionada.

     

    12. CALENDÁRIO

    Abertura de candidaturas – 5 março de 2025 
    Resposta a pedidos de esclarecimentos – durante o período de candidatura 
    Apresentação de candidaturas – até às 23:59h do dia 6 abril de 2025 
    Período de avaliação das candidaturas – 6 de abril a 13 abril de 2025 
    Divulgação dos resultados – 13 de abril de 2025 
    Período desenvolvimento do projeto – 14 abril a 2 maio de 2025
    Início da construção – 5 maio de 2025
    Inauguração da exposição dos finalistas – 9 de maio de 2025

     

    12. PROPRIEDADE E DIREITOS DE AUTOR

    Sem prejuízo dos direitos de propriedade intelectual e artística dos seus autores, todos os elementos entregues pelos candidatos serão propriedade material da Organização, reservando-se no direito de divulgar os elementos entregues pelos candidatos selecionados. 

    Esta divulgação será realizada com o objetivo de promover esta iniciativa e o trabalho dos candidatos. 

    A Organização reserva ainda o direito de registar, através de fotografia e vídeo, a construção do FORMA PAVILION, e a exposição dos finalistas, sem prejuízo dos direitos de propriedade intelectual e artística dos seus autores. 

    A instalação passará para propriedade do Município de Coimbra para eventos futuros a organizar pela mesma.

     

    13. PROTEÇÃO DE DADOS 

    No ato da sua inscrição o Candidato está a dar o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais.

    Em qualquer altura é garantido aos Candidatos, na qualidade de titulares dos dados pessoais, o direito de acesso, retificação ou apagamento, de limitação do tratamento e de oposição ao tratamento dos seus dados pessoais por meio de uma comunicação, através do e-mail: info@if-ideasforward.pt

    Localização
  • O júri será composto pelos seguintes elementos: 

    Hugo Merino Ferraz, arqt. Diretor da IF 

    Pedro Hébil, arqt. Produtor da IF 

    Marta Moreira, arqta. Produtora da IF

    Guilherme Machado Vaz arqt. Docente dARQ - Universidade Coimbra 

    Ricardo Braz, engº. General Manager da Rothoblaas Portugal

    O Júri do concurso é soberano na apreciação e avaliação das propostas apresentadas, deliberando de acordo com os critérios estabelecidos no presente regulamento. As decisões do Júri são definitivas e vinculativas, não sendo passíveis de recurso, impugnação ou qualquer outro meio de contestação, salvo nos casos expressamente previstos na legislação aplicável.

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  • 1 - Nos Termos de Referência via site da internet, bem como através da descarga das bases do concurso, a indicação do painel para submissão da proposta está no formato A2 vertical. No entanto, no separador para submissão da proposta no site/plataforma, a indicação está em A1 vertical. Deverá ser submetido A2, A1, ou os dois formatos de painel? 

    Deverá ser submetido 1 (um) Painel DIN A2 em PDF ou JPEG com resolução de 300 dpi e não superior a 10Mb, orientação vertical, como referido nos Termos e Referência do concurso no seu ponto 8. Tratou-se de um lapso que já se encontra corrigido. 

    2 - Relativamente às quantidades da "Estrutura em Madeira de Criptoméria da Madeiras Sardinha", e especificamente às 80 unidades indicadas de 300mm x 100mm x 50mm. Confirma-se que são 300mm na primeira medida referida, ou 3000mm? 

    Deverá considerar 30

    00mm, tratou-se de um lapso de escrita. 

     

    3 - Da quantidade de "Placas VIROC e Valchromat da Investwood, até 350m2"referidas, existe uma listagem da quantidade e dimensões específicas de "Placas VIROC Black/Cinza - esp. até 22mm", e "Placas VIROC Coloridas - esp. 12mm" disponíveis para utilização, ou poderá ser definido pelo concorrente até ao limite dos 350m2? 

    Deverá ser definido pelo concorrente, nunca ultrapassando esse valor no somatório total. 

     

    4 - Na submissão da proposta, poderão ser entregues até máximo 5 imagens que não constem no painel, ou deverão ser elementos que já constem no painel ou na memória descritiva, apresentados no seu formato original? 

    Ficará ao critério do concorrente usar esta possibilidade da forma que entender, no entanto vemos esse espaço como uma oportunidade de poder acrescentar informação.  

     

    5 - Na memória descritiva poderão ser apresentadas imagens de referência, esquemas, etc., em conjunto com o texto no máximo de 2 páginas, ou deverá ser apenas texto? 

    Fica ao critério do concorrente poder acrescentar essa informação da forma que entender, sabendo sempre que terá de ter um texto que complemente o projeto e o explique. 

     

    6 - As duas páginas máximo referidas para a memória descritiva deverão ser formato A4 vertical standard ou outro? 

    Deverão ser em formato A4 vertical e em PDF.

     

    7 - Visto o concurso não ser anónimo, deverá constar alguma indicação da equipa concorrente, título do concurso, ou outro tipo de identificação no painel e restantes peças de entrega, ou deverão ser entregues sem qualquer identificação? 

    Fica ao critério de cada participante a informação constante do painel. A identificação de cada um é gerida pela organização através do formulário de inscrição. 

     

    8 - No site/plataforma para submissão existe apenas um campo para "Mapa de quantidades". É possível submissão de um ficheiro ZIP com as especificações, quantificação e planificação dos materiais referidos conforme Termos de Referência, Ponto 8, onde se inclua ficheiros PDF, Excel, Peças Desenhadas de Planificação, etc., ou preferem apenas um único ficheiro em formato PDF por exemplo, com toda a informação? 

    Deverá ser entregue em formato PDF com a demonstração clara da distribuição das quantidades. Em sede de projeto de execução será solicitado em formato editável. 

     

    9 - Existe especificação para tamanho máximo para os ficheiros "Memória descritiva" e "Mapa de quantidades" aquando da submissão no site/plataforma, e respetivos formatos pretendidos? 

    Sim, por lapso não foram descritos nos Termos de Referência nem formulário de submissão. Será de 2Mb cada ficheiro. 

     

    10 - Qual o local de ligação e respetiva potência disponível para abastecimento elétrico da iluminação geral e equipamentos de vídeo, som, etc., a fornecer pela organização? 

    O local de ligação fica ao critério do concorrente dentro da área de intervenção sendo que esteja previsto pelo Município de Coimbra uma ligação vinda do lado sul (túnel que atravessa a Av. Inês de Castro). A potência será a necessária e calculada em fase de execução. 

     

    11 - Serão valorizadas soluções de produção autónoma de energia para o pavilhão, na perspectiva dos objetivos construtivos, funcionais, e sociais do pavilhão e da sua arquitetura? 

    Não se aplica este tipo de solução uma vez que se pretende uma construção simples, económica e de rápida execução.  

     

    12 - Existe listagem das características dos equipamentos de luz, som, e vídeo a fornecer pela organização? 

    Não, apenas existem os catálogos da EFAPEL a serem considerados para o estudo de “projeto elétrico”, tomadas, interruptores e pontos de luz. 

     

    13 - Para bancos individuais móveis ou fixos, e balcão para informações, será valorizada a utilização dos materiais disponibilizados para a construção, ou deverão ser considerados elementos autónomos e outro tipo de materiais? 

    Não, apenas devem considerar os materiais disponibilizados e sempre dentro da quantidades descritas no ponto 6. dos Termos de Referência.

     

    14 - Para a solução de concha acústica e solução de obscurecimento total ou parcial da área para apresentações e concertos, será valorizada a utilização dos materiais disponibilizados para a construção, ou deverão/poderão ser utilizados outro tipo de materiais? 

    Não, apenas devem considerar os materiais disponibilizados e sempre dentro da quantidades descritas no ponto 6. dos Termos de Referência.

     

    15 - Tendo em conta a simplificação construtiva referida no Ponto 7 dos Termos de Referência, serão valorizadas propostas com utilização mínima dos materiais disponíveis, para além do "...número mínimo de cortes das placas VIROC..."? 

    Não, apenas serão valorizadas propostas com o número mínimo de cortes por uma questão da gestão do tempo de montagem (3 dias), em relação â quantidade poderão usar a que fizer sentido no projeto. 

  • 1. INTRODUÇÃO E CONTEXTO 

    O concurso de conceção para a construção de uma instalação efêmera, o FORMA PAVILION tem como função principal a promoção do debate necessário à evolução da arquitetura e da importância do papel dos arquitetos e das equipas interdisciplinares que atuam no território e constroem a paisagem.

    Servirá igualmente como suporte a outros eventos culturais relacionados com a arquitetura.

    Tendo como palco a cidade de Coimbra, a proposta vencedora ficará localizada em Coimbra, na praça dos Jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, incentivando o seu uso comunitário.

     

     

     

     

     

    ÁREA DE INTERVENÇÃO - FONTE: GOOGLEMAPS

     

    2. OBJETIVO DO CONCURSO 

    Nesta edição o tema a debate é a utilização da madeira na construção como um material sustentável e saudável e tem objetivo iniciar novos formatos de educação em arquitetura onde a sociedade é convidada a participar de diversas formas. 

    Conceber uma instalação efêmera que acolha diferentes atividades culturais e sociais, tais como exposições, apresentações de trabalhos, exibições de filmes e concertos de música. 

    Propor a criação de um espaço temporário multiusos para acolher eventos entre 10 e 17 de maio de 2025. 

    Pretende-se uma intervenção alargada que reinterprete o seu entorno através de um exercício de design, potenciando o uso comunitário e melhorando a experiência do espaço público. 

    Está prevista a possibilidade de relocalização futura da instalação a definir pelo Município de Coimbra, pelo que a estrutura a montar deverá estar apoiada no pavimento, sem qualquer tipo de fixação ao solo.

     

    3. CONCORRENTES E EQUIPA PROJETISTA

    Podem apresentar propostas de conceção pessoas singulares ou coletivas, ou grupo de projetistas em associação. 

    Cada Concorrente deve formar uma equipa projetista cujo coordenador tem de ter as habilitações de acordo com a Lei n.º 31/2009, de 3 de julho, alterada pela Lei n.º 40/2015, de 1 de junho. Estejam inscritos como membros efetivos da Ordem dos Arquitectos ou organismos equivalentes no país de origem.

    A equipa projetista formada pelo Concorrente deve ainda integrar, no mínimo, e para além do coordenador do projeto, os projetistas das especialidades necessárias à verificação da Estabilidade e Instalações Elétricas.

     

    4. IMPEDIMENTOS 

    Não podem ser concorrentes ou integrar qualquer agrupamento, pessoas singulares ou coletivas que tenham uma relação direta com algum membro do júri.

     

    5. PROGRAMA 

    A proposta para o FORMA PAVILION não tem de ser necessariamente um espaço fechado e deverá acolher múltiplos eventos, tais como debates, aulas abertas, apresentações musicais e sessões de cinema e contemplar os seguintes requisitos. 

     

    • Área de implantação máxima = 75,00 m² 

    • Altura máxima = 3,50 m 

    • Equipamento de Som e luz – a fornecer pela organização 

    • Projetor vídeo – a fornecer pela organização

    • Palco com 5,00m x 3,00m, no mínimo, e solução para uma concha acústica

    • Área para apresentações e concertos com solução para obscurecer total ou parcialmente

    • Bancos individuais móveis/fixos

    • Zona de arrumos = 6 m² mín.

    • Balcão para informações 

    • Iluminação geral

    • Área para suporte de 20 painéis em PVC, A2 vertical (exposição das propostas a concurso)

     

    6. MATERIAL DISPONÍVEL A UTILIZAR

    A proposta deverá explorar a forma de combinar os materiais derivados de madeira como o VIROC (compósito) a VALCHROMAT e elementos de madeira serrada (natural), e deverá cumprir os seguintes requisitos e a utilização dos seguintes materiais disponíveis para a sua concretização: 

     

    1. Placas VIROC e Valchromat da Investwood, até 350m2 

    Placas VIROC Black/Cinza – esp. até 22mm 

    Placas VIROC Coloridas – esp. 12mm 

    Catálogo Viroc

    Placas Valchromat – todas as medidas disponíveis. Estas placas não estão preparadas para serem usadas no exterior. 

    Catálogo Valchromat  

     

    1. Estrutura em Madeira de Criptoméria da Madeiras Sardinha 

    150 un - 2500mm x 100mm x 50mm 

    80 un - 300mm x 100mm x 50mm 

    45 un - 3500mm x 150mm x 50mm 

    20 m2 – Forro em réguas com 2600mm x 115mm x 20mm (área mínima a utilizar)

     

    1. Ferragens da Rothoblaas

    Parafusos: Catálogos - Rothoblaas

    Chapas e conectores: Catálogos - Rothoblaas

     

    Biblioteca BIM: BIM/CAD

    Detalhes construtivos CAD: Detalhes de Construção

     

    1. Aparelhagens e equipamentos da EFAPEL

    Catálogo GERAL

     

    7. CRITÉRIOS 

    Na avaliação das propostas serão valorizados os seguintes critérios: 

    Originalidade: Inovação do design no uso dos materiais disponíveis. A qualidade estética e a sua relação com a envolvente do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha e a paisagem urbana da cidade. 

    Impacto e relevância social: Potencial da intervenção de gerar o uso comunitário e melhorar a experiência do espaço público. Deve ser pensada para um uso híbrido, incentivando a interação entre os ambientes.  

    Versatilidade: Capacidade de transformar o ambiente com soluções flexíveis e com a possibilidade de adaptação aos vários usos previstos no programa. Pretende-se que a solução permita o uso tanto do interior quanto do exterior, promovendo uma relação fluida entre os dois espaços. 

    Viabilidade / Reutilização: Estão previstos 3 a 4 dias para a montagem da instalação. A simplificação construtiva é fundamental onde o número mínimo de cortes das placas VIROC será valorizado. Deverá ser prevista a possibilidade de "reciclagem-reutilização-redução” com objetivos de otimização. As propostas devem apresentar soluções de fácil montagem e desmontagem, com potencial para reutilização futura.

     

    8. SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

    Formato: 1 (um) Painel DIN A2 em PDF ou JPEG com resolução de 300 dpi e não superior a 10Mb, orientação vertical.

    O painel incluirá todas as informações necessárias para a definição adequada e entendimento da proposta e incluir a pormenorização construtiva. Serão aceites infografias, perspetivas ou qualquer expressão gráfica que defina a intervenção. 

    Memória descritiva (máximo de 2 páginas em PDF). 

    Especificação, quantificação em m2 e planificação do uso das placas Viroc/Valchromat. 

    Quantificação em m2 e planificação do uso das réguas de madeira criptoméria.

    Quantificação em metros lineares da estrutura de madeira criptoméria.

    Toda a documentação, tanto gráfica como escrita deverá ser apresentada em Português. 

    A proposta deverá ser apresentada em formato digital através do separador "Submeter Proposta".

    9. JÚRI 

    O júri será composto pelos seguintes elementos: 

    Hugo Merino Ferraz, arqt. Diretor da IF 

    Pedro Hébil, arqt. Produtor da IF 

    Marta Moreira, arqta. Produtora na IF

    Guilherme Machado Vaz arqt. Docente dARQ - Universidade Coimbra 

    Ricardo Braz, engº. General Manager da Rothoblaas Portugal

     

    10. PRÉMIOS

    1º lugar: 2.500€ + construção da instalação + Estadia para 2 pessoas durante a construção + destaque nas redes sociais + exposição no FORMA PAVILION. 

    2º e 3º lugares: Certificado de mérito + divulgação nas redes sociais, exposição no FORMA PAVILION. Menções honrosas até 17: Exposição no FORMA PAVILION + divulgação nas redes sociais.

    Os prémios serão pagos pela Organização no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de notificação da decisão de seleção do trabalho de conceção, contraentrega de recibo, fatura ou declaração de quitação.

     

    11. CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O FORMA PAVILION deverá ser um ícone marcante para a cidade, assumindo-se como uma referência visual e cultural que enriqueça o espaço público e reforce a identidade local. Para além de contribuir para a valorização cultural e social da área envolvente, esta estrutura deverá captar a atenção de residentes e visitantes, tornando-se um elemento distintivo no cenário urbano.

    Com um propósito para além do impacto estético, a instalação visa também despertar a atenção do cidadão comum para o tema da arquitetura e para a sua importância na construção de uma sociedade mais consciente e integrada. Através da sua presença e simbolismo, pretende-se incentivar a reflexão sobre o papel do espaço construído no quotidiano e na qualidade de vida das pessoas.

    Embora a produção e montagem da instalação sejam da responsabilidade do parceiro da Organização, é imprescindível que a equipa vencedora esteja presente durante os dias de montagem, garantindo que a visão original do projeto seja respeitada e assegurando a sua correta implementação.

    A empresa IDEAWOOD, parceiro da Organização, será a responsável ​​pela execução e construção da proposta vencedora em coordenação com a equipa selecionada.

     

    12. CALENDÁRIO

    Abertura de candidaturas – 5 março de 2025 
    Resposta a pedidos de esclarecimentos – durante o período de candidatura 
    Apresentação de candidaturas – até às 23:59h do dia 6 abril de 2025 
    Período de avaliação das candidaturas – 6 de abril a 13 abril de 2025 
    Divulgação dos resultados – 13 de abril de 2025 
    Período desenvolvimento do projeto – 14 abril a 2 maio de 2025
    Início da construção – 5 maio de 2025
    Inauguração da exposição dos finalistas – 9 de maio de 2025

     

    12. PROPRIEDADE E DIREITOS DE AUTOR

    Sem prejuízo dos direitos de propriedade intelectual e artística dos seus autores, todos os elementos entregues pelos candidatos serão propriedade material da Organização, reservando-se no direito de divulgar os elementos entregues pelos candidatos selecionados. 

    Esta divulgação será realizada com o objetivo de promover esta iniciativa e o trabalho dos candidatos. 

    A Organização reserva ainda o direito de registar, através de fotografia e vídeo, a construção do FORMA PAVILION, e a exposição dos finalistas, sem prejuízo dos direitos de propriedade intelectual e artística dos seus autores. 

    A instalação passará para propriedade do Município de Coimbra para eventos futuros a organizar pela mesma.

     

    13. PROTEÇÃO DE DADOS 

    No ato da sua inscrição o Candidato está a dar o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais.

    Em qualquer altura é garantido aos Candidatos, na qualidade de titulares dos dados pessoais, o direito de acesso, retificação ou apagamento, de limitação do tratamento e de oposição ao tratamento dos seus dados pessoais por meio de uma comunicação, através do e-mail: info@if-ideasforward.pt

    Localização
  • O júri será composto pelos seguintes elementos: 

    Hugo Merino Ferraz, arqt. Diretor da IF 

    Pedro Hébil, arqt. Produtor da IF 

    Marta Moreira, arqta. Produtora da IF

    Guilherme Machado Vaz arqt. Docente dARQ - Universidade Coimbra 

    Ricardo Braz, engº. General Manager da Rothoblaas Portugal

    O Júri do concurso é soberano na apreciação e avaliação das propostas apresentadas, deliberando de acordo com os critérios estabelecidos no presente regulamento. As decisões do Júri são definitivas e vinculativas, não sendo passíveis de recurso, impugnação ou qualquer outro meio de contestação, salvo nos casos expressamente previstos na legislação aplicável.

  • Submissão de proposta disponível somente em versão Desktop.

  • Parceiros Estratégicos

    Apoios Institucionais

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  • 1 - Nos Termos de Referência via site da internet, bem como através da descarga das bases do concurso, a indicação do painel para submissão da proposta está no formato A2 vertical. No entanto, no separador para submissão da proposta no site/plataforma, a indicação está em A1 vertical. Deverá ser submetido A2, A1, ou os dois formatos de painel? 

    Deverá ser submetido 1 (um) Painel DIN A2 em PDF ou JPEG com resolução de 300 dpi e não superior a 10Mb, orientação vertical, como referido nos Termos e Referência do concurso no seu ponto 8. Tratou-se de um lapso que já se encontra corrigido. 

     

    2 - Relativamente às quantidades da "Estrutura em Madeira de Criptoméria da Madeiras Sardinha", e especificamente às 80 unidades indicadas de 300mm x 100mm x 50mm. Confirma-se que são 300mm na primeira medida referida, ou 3000mm? 

    Deverá considerar 3000mm, tratou-se de um lapso de escrita. 

     

    3 - Da quantidade de "Placas VIROC e Valchromat da Investwood, até 350m2"referidas, existe uma listagem da quantidade e dimensões específicas de "Placas VIROC Black/Cinza - esp. até 22mm", e "Placas VIROC Coloridas - esp. 12mm" disponíveis para utilização, ou poderá ser definido pelo concorrente até ao limite dos 350m2? 

    Deverá ser definido pelo concorrente, nunca ultrapassando esse valor no somatório total. 

     

    4 - Na submissão da proposta, poderão ser entregues até máximo 5 imagens que não constem no painel, ou deverão ser elementos que já constem no painel ou na memória descritiva, apresentados no seu formato original? 

    Ficará ao critério do concorrente usar esta possibilidade da forma que entender, no entanto vemos esse espaço como uma oportunidade de poder acrescentar informação.  

     

    5 - Na memória descritiva poderão ser apresentadas imagens de referência, esquemas, etc., em conjunto com o texto no máximo de 2 páginas, ou deverá ser apenas texto? 

    Fica ao critério do concorrente poder acrescentar essa informação da forma que entender, sabendo sempre que terá de ter um texto que complemente o projeto e o explique. 

     

    6 - As duas páginas máximo referidas para a memória descritiva deverão ser formato A4 vertical standard ou outro? 

    Deverão ser em formato A4 vertical e em PDF.

     

    7 - Visto o concurso não ser anónimo, deverá constar alguma indicação da equipa concorrente, título do concurso, ou outro tipo de identificação no painel e restantes peças de entrega, ou deverão ser entregues sem qualquer identificação? 

    Fica ao critério de cada participante a informação constante do painel. A identificação de cada um é gerida pela organização através do formulário de inscrição. 

     

    8 - No site/plataforma para submissão existe apenas um campo para "Mapa de quantidades". É possível submissão de um ficheiro ZIP com as especificações, quantificação e planificação dos materiais referidos conforme Termos de Referência, Ponto 8, onde se inclua ficheiros PDF, Excel, Peças Desenhadas de Planificação, etc., ou preferem apenas um único ficheiro em formato PDF por exemplo, com toda a informação? 

    Deverá ser entregue em formato PDF com a demonstração clara da distribuição das quantidades. Em sede de projeto de execução será solicitado em formato editável. 

     

    9 - Existe especificação para tamanho máximo para os ficheiros "Memória descritiva" e "Mapa de quantidades" aquando da submissão no site/plataforma, e respetivos formatos pretendidos? 

    Sim, por lapso não foram descritos nos Termos de Referência nem formulário de submissão. Será de 2Mb cada ficheiro. 

     

    10 - Qual o local de ligação e respetiva potência disponível para abastecimento elétrico da iluminação geral e equipamentos de vídeo, som, etc., a fornecer pela organização? 

    O local de ligação fica ao critério do concorrente dentro da área de intervenção sendo que esteja previsto pelo Município de Coimbra uma ligação vinda do lado sul (túnel que atravessa a Av. Inês de Castro). A potência será a necessária e calculada em fase de execução. 

     

    11 - Serão valorizadas soluções de produção autónoma de energia para o pavilhão, na perspectiva dos objetivos construtivos, funcionais, e sociais do pavilhão e da sua arquitetura? 

    Não se aplica este tipo de solução uma vez que se pretende uma construção simples, económica e de rápida execução.  

     

    12 - Existe listagem das características dos equipamentos de luz, som, e vídeo a fornecer pela organização? 

    Não, apenas existem os catálogos da EFAPEL a serem considerados para o estudo de “projeto elétrico”, tomadas, interruptores e pontos de luz. 

     

    13 - Para bancos individuais móveis ou fixos, e balcão para informações, será valorizada a utilização dos materiais disponibilizados para a construção, ou deverão ser considerados elementos autónomos e outro tipo de materiais? 

    Não, apenas devem considerar os materiais disponibilizados e sempre dentro da quantidades descritas no ponto 6. dos Termos de Referência.

     

    14 - Para a solução de concha acústica e solução de obscurecimento total ou parcial da área para apresentações e concertos, será valorizada a utilização dos materiais disponibilizados para a construção, ou deverão/poderão ser utilizados outro tipo de materiais? 

    Não, apenas devem considerar os materiais disponibilizados e sempre dentro da quantidades descritas no ponto 6. dos Termos de Referência.

     

    15 - Tendo em conta a simplificação construtiva referida no Ponto 7 dos Termos de Referência, serão valorizadas propostas com utilização mínima dos materiais disponíveis, para além do "...número mínimo de cortes das placas VIROC..."? 

    Não, apenas serão valorizadas propostas com o número mínimo de cortes por uma questão da gestão do tempo de montagem (3 dias), em relação â quantidade poderão usar a que fizer sentido no projeto. 

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