Conferência
Dedicadas ao tema “A Madeira na Arquitetura”, estas conferências reúnem arquitetos de referência que apresentarão diferentes perspectivas sobre o uso da madeira enquanto material construtivo e expressivo no contexto da prática contemporânea. Dia 10 de maio - 15h-19h Grande Auditório Convento de São Francisco
Documentários
Exibição da minissérie documental “Jardim Portugal dos Pequenitos – Um Parque de Arquitetura Revisitado”. Curadoria INSTITUTO Apresentação e debate Dia 11 maio - 15h - 16h FORMA PAVILION Exibição todos os dias no Centro Interpretativo Santa Clara-a-Velha 11h “Terminal do Porto de Leixões”, por Luís Pedro Silva, 31´25” “Bar à Margem”, por João Pedro Falcão de Campos , 14´24” 15h “Pavilhão de Portugal”, por Álvaro Siza Vieira; 26´43” “Casa das Histórias Paula Rego”, por Eduardo Souto Moura; 23´22” “Casa da Música”, por OMA (Rem Koolhaas + Ellen van Loon) e Nuno Rosado (ADAPT Arquitetos); 23´15
Festival
O Festival de Arquitetura FORMA realiza-se em Coimbra, entre os dias 10 e 17 de maio de 2025, e propõe uma semana intensa dedicada à reflexão, celebração e experimentação da arquitetura contemporânea.
Com um programa diversificado que inclui exposições, instalações, música ao vivo, documentários, aulas abertas, conferências, oficinas criativas para crianças, masterclasses, concursos, open calls e os aguardados Prémios de Arquitetura, FORMA afirma-se como um espaço plural de encontro entre profissionais, estudantes e o público em geral.
A acontecer em diversos locais, o festival convida à participação ativa e ao pensamento crítico sobre o ambiente construído, promovendo uma cultura arquitetónica acessível e transversal. Cada iniciativa pretende aproximar a arquitetura das pessoas e reforçar o seu papel transformador na sociedade.
O FORMA é um convite a ver, ouvir e sentir a arquitetura, nas suas múltiplas expressões e na relação íntima que estabelece com o território, a sociedade e o futuro.